Estudantes, trabalhadores, técnicos em segurança do trabalho, sindicalistas e empresários lotaram o auditório da Escola Judicial do TRT/PI, na manhã desta quinta (26) para participar do Seminário sobre Segurança e Prevenção de Acidente de Trabalho. O evento faz parte da campanha Abril Verde, uma mobilização que reúne diversas instituições alertar sobre o tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, no Piauí foram registrados 16.748 pedidos de afastamento do trabalho por conta de acidentes e doenças do trabalho, entre 2012 e 2017. No mesmo período, foram registradas 117 mortes causadas por acidente de trabalho. O observatório (observatoriosst.mpt.mp.br) é organizado pelo Ministério Público do Trabalho junto com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
O auditor-fiscal do Trabalho, José Camilo Silveira, destacou que nos quatro primeiros meses desse ano já foram registradas seis mortes no Piauí, por acidente de trabalho, contra 13 registradas no passado. O Piauí havia conseguido reduzir significativamente o número de mortes em 2016 e 2017 (12 e 13, respectivamente). Antes, eram registradas entre 20 e 30 mortes por ano.
A auditora fiscal do Trabalho, Flávia Lorena Cardoso Lopes, coordenadora da CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho), lembrou que muitas empresas tem os profissionais em segurança do trabalho, mas sem liberdade de atuação. Ela mostrou ainda flagrantes da falta ou de uso indevido dos equipamentos de segurança, principalmente na área de construção civil, o setor econômico com maior caso de registros de afastamento por acidente de trabalho: 1.638 em 2017.
Também foram discutidos temas como a responsabilidade civil nos acidentes de trabalho sob o enfoque da Reforma Trabalhista, as ações de prevenção, as doenças do trabalho, e a importância da atuação dos técnicos e dos engenheiros de segurança na prevenção de acidentes.
O evento insere-se no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), coordenada pelo Ministério do Trabalho e executada, no Piauí, pela Delegacia Regional do Trabalho.
Tags: Direito trabalhista, advogado de direito trabalhista RJ, advogado de direito de trabalhista no Rio de Janeiro, advogado RJ. Piauí registra cerca de 17 mil acidentes de trabalho nos últimos seis anos
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho – 22ª Região